Blá Blá Blá de uma história sem fim...

domingo, 11 de maio de 2008

Que país é esse? (Já dizia Renato Russo)

Qual insentivo que o Brasil te dar para sua EDUCAÇÃO ?!

O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de analfabetos,são pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos coisas simples.

Levando-se em conta o conceito de "analfabeto funcional", que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões. Pra se ter uma idéia a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro são campeã absoluto de analfabetismo.

No Nordeste ainda é bem pior, e pra resaltar BEM PIOR MESMO, de um a cada oito jovens da região Nordeste é analfabeto. O dado foi classificado de alarmante pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a taxa de analfabetismo de jovens de 15 a 29 anos no Nordeste é de 12,5% – nas demais regiões, a média é de 2,6%.

Apenas 25% dos brasileiros com mais de 15 anos têm pleno domínio das habilidades de leitura e de escrita. Isso quer dizer que 1 em cada 4 brasileiros consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e relacioná-las com outros dados.

[...] 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais. Assim, 8% são analfabetos absolutos. Os outros 30% têm nível de habilidade de leitura e de escrita muito baixos, isto é, conseguem identificar enunciados simples, mas são incapazes de interpretar um texto mais longo ou com alguma complexidade.
Os 37% restantes têm um nível básico de leitura e de escrita, ou seja, são capazes de compreender informações em textos curtos, como uma carta ou uma notícia.

O Brasil gasta pouco e gasta mal em educação, o país investe 127% do PIB per capita em cada aluno universitário e 18% no estudante de 1ª a 8ª série, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Agora me diga qual incetivo que lhes dão?! Não há professores capacitados, falta estruturas nas escolas, os alunos não tem apoio dos pais. Pra se ter uma noção nem eles mesmos acompanham ou participam de sua vida construtiva de apredizagem, quase todos os pais nem sabem se seus filhos estão realmente nas escolas ou na rua. Absurdo!

Não se tem nem a parte mas interativa dentro das escolas, ou seja, salas de computação, laboratórios, bibliotecas informatizadas e aulas para trabalhar a criatividade dos alunos.

O Brasil pode não ser um país de 1° mundo mas pode ser melhor se souber como gastar e ultilizar esses recursos para melhorar aqueles que hoje serão o futuro de amanhã, os JOVENS.



Comentários: Camila Lago.

Nenhum comentário: